segunda-feira, 21 de maio de 2012

02 - Sub-regiões Nordertinas

O nordeste atualmente é divido em 4 sub-regiões, desvinculadas com as Macro-Regiões que são cinco e remetentes a posição geográfica, as sub-regiões foram dividas de acordo com seus respectivos climas e não estão dividas por estados.Essas 4 sub-regiões são respectivamente:

Zona da Mata: Está localizada no leste brasileiro, abrangendo todo o litoral nordestino dos estados da Bahia ao Rio Grande do Norte, não passando pelo litoral sul da macro-região.Entre as sub-regiões ela é a que concentra a maior parte das chuvas e seu nome foi dado por que é coberta pela Mata Atlântica.Reúne as cidades mais industrializadas, urbanizadas e econômicas da região nordeste, principalmente por serem as primeiras descobertas.

►Paisagem da Zona da Mata Alagoana.















Agreste Nordestino: Essa sub-região é uma faixa transição de duas outras sub-regiões, o Sertão e a Zona da Mata, por isso não tem vegetação especifica, se limita a vegetação das duas outras sub-regiões.Está localizada geograficamente entre o Rio Grande do Norte e a Bahia assim como a Zona da Mata.Nessa sub-região porém as chuvas em algumas parte são mais escassas.Quanto mais ao interior dos estados mais quente o clima fica.Por ser muito pequena e ser uma faixa de transição não está bem definida economicamente.

►Paisagem Potiguar da cidade de Santa Cruz, localizada no Agreste Nordestino.

















Sertão: O Sertão Nordestino é a maior sub-região do nordeste.Está composta por quase toda sua totalidade,não fazendo parte apenas do Maranhão.Sua vegetação, a Caatinga, é muito fraca e seu clima muito quente, por isso poucas são os tipos de arvores existentes.É composta por muitas serras e são muito poucos os tempos de chuva, criando um ambiente deserto, pouco populado e pouco desenvolvido.


►Vista da cidade turística de Patu, no Rio Grande do Norte.
















Meio-Norte: Também conhecida como Mata dos Cocais, é a sub-região mais interna do Nordeste.O nome foi dado por se localizar pro lado Norte do Brasil e a vegetação e clima do mesmo.É constituído apenas por dois estados, o Maranhão e o Piauí.No litoral, chove anualmente cerca de 2.000mm e no sul 1.500mm,e especificamente no Piauí, chove 700mm por ser mais parecida com a sub-região do Sertão.O desenvolvimento é facilitado pelas excelentes condições de logística da região para exportação.

►Vista do Cerrado, tipica vegetação da sub-região.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

01 - 5 Imagens Características do Nordeste

Primeira Atividade Obrigatória:

Figura(A)


Figura(B)
Figura(C)




























Figura(D)




Figura(E)
Sobre o Nordeste

Como podemos ver na Figura(A) o nordeste do brasil é composto por nove estados(Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Maranhão).

Como visto na Figura(B) o nordeste é tem uma vegetação diferente, não só composta pela caatinga, mas ela é a mais característica da região.Um clima Seco e Semi-Árido é oque mais se apresenta.

Uma das maiores causas do ciclo da economia do nordeste é o turismo, que sustenta grande parte.As suas Praias são conhecidas internacionalmente pela beleza.Como podemos ver na Figura(C).

O nordeste contém muitos edifícios históricos e alguns são utilizados ate hoje, como é o caso da Faculdade de Direito de Pernambuco, uma das primeiras faculdades feitas no Brasil.Visualize a Figura(D).

O nordeste também é bastante conhecido por suas festas, suas danças e culinária.Grande parte dos visitantes veem para festejar suas festas ou provar da sua comida.Na Figura(E) temos os bonecos de Olinda, bastante conhecidos, ficam localizados em Pernambuco.