quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alimentos Transgênicos





O DNA desses alimentos é modificado.

Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total.
Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz  dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo omundo, e quando rico em betacaroneto, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A.

Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, como a batata, o mamão, o feijão ebanana. Outros são modificados para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem também alimentos que têm o seu amadurecimento prolongado, resistindo por muito mais tempo após a colheita.


Pontos Positivos:

-Aumento da produção dos alimentos
-Maior Resistência contra pragas
-Resistência aos agrotóxicos
-Aumento do conteúdo nutricional
-Maior durabilidade e tempo de estocagem

Pontos Negativos:
-Aumento de reações alergicas em algumas pessoas
-A seleção natural tende a ser menor aos alimentos transgênicos
-Eliminação de populações naturais de insetos,animais e plantas 

Os principais produtos agrícolas Brasileiros

No Brasil os principais produtos agrícolas são:

Cana de Açúcar:

A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI através dos portugueses. Inicialmente, este produto era cultivado principalmente na Zona da Mata Nordestina e no Recôncavo Baiano.
A cana-de-açúcar representa um importante produto na economia do Brasil. 
Em 1930, o cultivo de cana-de-açúcar atingiu o Estado de São Paulo, que logo tornou-se o maior produtor brasileiro de cana. 
O Brasil é considerado o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, exportando principalmente para os Estados Unidos, Europa e Rússia.
Café:
Quando o café chegou ao Brasil era considerado como uma planta ornamental. 
Em 1860 o café tornou-se definitivamente importante na economia brasileira, ao chegar à região de Campinas, no Estado de São Paulo. 
A partir deste fato, o café encontrou condições físicas favoráveis para o seu desenvolvimento, tais como: solo fértil, clima tropical de altitude, planalto ondulado.
Rapidamente, o café atingiu lotes a oeste do Estado, e posteriormente ocupou o Norte do PR, Sul de Minas e MS. O Brasil é considerado o maior produtor mundial de café. 

Cacau
O cacau é um produto que nasceu no Brasil, sendo cultivado primeiramente na Amazônia e atingindo o sul da Bahia, onde encontrou condições favoráveis para o seu desenvolviemento, como clima quente e superúmido, solo espesso e fértil.
Atualmente, a Bahia tem o cacau como o seu principal produto agrícola, sendo o maior Estado produtor de cacau do país.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de cacau, exportando principalmente para a Argentina, Estados Unidos, Europa e Japão.
Cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI através dos portugueses. Inicialmente, este produto era cultivado principalmente na Zona da Mata Nordestina e no Recôncavo Baiano.
A cana-de-açúcar representa um importante produto na economia do Brasil.
Em 1930, o cultivo de cana-de-açúcar atingiu o Estado de São Paulo, que logo tornou-se o maior produtor brasileiro de cana.
O Brasil é considerado o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, exportando principalmente para os Estados Unidos, Europa e Rússia.
Soja
A soja é um produto recente no Brasil, e nas últimas décadas tem se tornado importante na produção agrícola brasileira, e nas exportações.
No Brasil, as regiões Sul e Sudeste são as principais produtoras de soja, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor brasileiro.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, o primeiro é os Estados Unidos. 
Milho
O milho é um produto que nasceu na América, e é muito conhecido no mundo todo. No Brasil, a sua cultura está presente em todos os Estados, sendo o Paraná o principal produtor de milho.
Mundialmente, os Estados Unidos é o maior produtor de milho, seguido da China e do Brasil. 
Trigo
É o produto alimentício mais importado pelo Brasil. Em 1993 foram 5,0 milhões de toneladas de trigo importado para o Brasil, pois o consumo interno foi de 7,2 milhões de toneladas e a produção interna foi de 2,3 milhões de toneladas.
No Brasil, o maior produtor de trigo é o Estado do Paraná, seguido do Rio Grande do Sul.
Arroz
No Brasil encontramos a cultura de arroz em todos os estados, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor brasileiro, seguido de Minas Gerais e Goiás.
O Brasil é considerado um dos maiores produtores mundiais de arroz. 
Algodão
No Brasil, o algodão começou a ser cultivado no período colonial.
O Brasil ocupa a 6ª colocação dos maiores produtores mundiais de algodão, sendo superado pela China, Rússia, EUA, Índia e Paquistão.








Agropecuária no Brasil: O Tradicional e o Moderno



A produção agropecuária é uma atividade desenvolvida no espaço rural, em áreas que se encontram ocupadas pelo setor primário da economia no qual se destacam a agricultura, a pecuária e as atividades extrativistas.


Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país.

A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.

A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos dentre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo. Sem contar as matérias-primas.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Domínios Morfoclimáticos Brasileiros

Aziz Aab'Sáber dividiu o território brasileiro em seis grandes domínios e estabeleceu áreas de transição. Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.


Domínio amazônico


-ÁREA: 5.000.000 Km²
•ABRANGÊNCIA: Estados da região norte, além de parte do Mato Grosso e do Maranhão
•CARACTERÍSTICA CLIMÁTICA: Temperaturas médias, atingem em torno de 24 ºC a 27 ºC
•ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: Chegando a alcançar 3.500 mm
•CLIMA: Equatorial Quente-úmido
-HIDROGRAFIA: Localiza-se a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 6 milhões de Km², correspondente a aproximadamente 20% de toda água doce do globo. Essa bacia constitui também a maior rede viária da região, com quase 20 mil quilômetros de cursos navegáveis, fundamental para a população local.
•VEGETAÇÃO: Mata de igapó, mata de várzea, campinarana e mata de terra firme.
•SOLOS: Predominam os latossolos (41%) e os argissolos (33%). Somente cerca de 7% dos solos são classificados como arenosos.
•PROCESSO DE OCUPAÇÃO: Teve um marco importante com a exploração do látex, matéria-prima retirada das seringueiras, na segunda metade do século XIX.
•PROBLEMAS AMBIENTAIS: Intensificação do desmatamento e das queimadas, que visam atender a expansão dos projetos agropecuários na região; outros problemas dessa região são acarretados pelo garimpo que provocam, entre outras coisas, a erosão do solo, a poluição dos rios, além da intensificação dos conflitos, principalmente em áreas indígenas.  


Cerrado
                           


•ÁREA: 2.000.000 de Km²
•ABRANGÊNCIA: Predomina na parte central do território brasileiro
•CARACTERÍSTICA CLIMÁTICA: Verões úmidos e invernos secos, temperaturas que variam entre 22ºC e 23ºC.
•ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: Entre 1 200 e 1 800 milímetros
•CLIMA: Predominantemente Tropical
•VEGETAÇÃO: De formação tropical e composta de basicamente de plantas herbáceas e arbóreas; existem ainda outros tipos de vegetação como os buritizais, as veredas e os campos úmidos.
•SOLOS: Latossolos
•RELEVO: Planalto central
•PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS: Esse domínio teve um povoamento tardio, a partir da década de 1950, com a construção de Brasília e a introdução de projetos agropecuários, em especial a produção de soja. A retirada da madeira para a produção do carvão vegetal acelerou o desmatamento, favorecendo a ocupação pela agropecuária com isso um intenso processo de urbanização contribuiu para que essa região fosse ocupada também de maneira predatória. Segundo o ministério do meio ambiente mais de 40% da área total do cerrado já foi devastada.



Mares de Morros


•ÁREA: 650.000 Km²
•ABRANGÊNCIA: Todo o litoral oriental brasileiro, da costa do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
•ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: Entre 1 100 e 1 800 mm anuais.
•CLIMA: Tropical úmido, tropical de altitude e subtropical úmido.
•VEGETAÇÃO: Florestas tropicais úmidas.
•SOLOS: Latossolos e s podzólicos. Solos férteis como o massapé e o de terra roxa.
•RELEVO: Seu relevo planáltico apresenta características mamelonares, com formações predominantementes de morros convexos arredondados, que sofreram intensa decomposição de suas rochas.
•PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS: O processo de ocupação e exploração colonial baseou-se, na fase inicial, na extração do pau-brasil. Esse processo e os subsequentes foram responsáveis pela destruição de grande parte da mata, que atualmente, apresenta cerca de 7% de sua formação original.
•ZONA LITORÂNEA: O litoral brasileiro apresenta mais de 9 mil quilômetros de extensão, nele ocorrem diversas formações vegetais, genericamente chamadas de vegetações litorâneas, sendo que muitas vezes essas formações se associam á Mata Atlântica, entre eles podemos destacar os banhados, os manguezais e as matas de restringa. Essas áreas naturais tem sofrido um forte impacto por causa dos aterramentos promovidos para a expansão urbana e a construção de pontos e marinas.

Caatinga


•ÁREA: 850 mil Km²
•ABRANGÊNCIA:  Abrange a região denominada "Polígono das secas" no nordeste brasileiro.
•ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: Entre 260 e 800 mm.
•CARACTERÍSTICA CLIMÁTICA: Temperaturas médias entre 25ºC e 29ºC.
•CLIMA: Tropical quente e seco ou semiárido.
•VEGETAÇÃO: É formada basicamente por plantas xerófitas, adaptadas a climas secos e dividida em três estratos distintos: arbóreo; arbustivo e herbáceo.
•HIDROGRAFIA: É basicamente intermitente, formada por rios temporários, que secam numa determinada época do ano.(Exceção do Rio São Francisco)
•SOLOS:  São  predominantemente rasos e pedregosos, mas são ricos em sais minerais, carregados no período de chuvas para os poucos mananciais existentes, deixando suas águas salobras.
•RELEVO: É marcado pelas depressões interplanálticas por causa da presença de serras, chapadas, planaltos e depressões.
•PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS: O desmatamento atinge proporções alarmantes, com taxas anuais em torno de meio milhão de hectares. A extração de madeira da Caatinga, para a produção de carvão vegetal e de estacas para cerca, e a pecuária extensiva são os maiores responsáveis pela destruição dessa vegetação.



Araucárias

•ÁREA: 400 mil Km²
•ABRANGÊNCIA:  Ocupa os três estados que compõem a região sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
•ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: Entre 1 400 e 2000 mm
•CARACTERÍSTICA CLIMÁTICA: Temperaturas médias entre 13ºC e 21ºC
•CLIMA: Subtropical úmido
•HIDROGRAFIA: Rica hidrografia, com boa parte dos rios que formam a bacia do Paraná e Uruguai
•SOLOS: Solos férteis como a "terra roxa" 
•PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS: Por causa da facilidade de penetração e da existência de madeiras de boa qualidade, a mata de araucária tem sido intensamente explorada para atender ás indústrias de madeira e de móveis, principalmente do Paraná. Do que restou dessa vegetação, menos de 3 % está protegido em Unidades de conservação, criadas a partir de 2003.

Pradarias


•ÁREA: 80 mil Km²
•ABRANGÊNCIA:  Localiza-se no extremo sul do território brasileiro, no sudoeste gaucho, estendendo-se em terras uruguaias e argentinas
•ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO: Em média 1 200 mm
•CARACTERÍSTICA CLIMÁTICA: Verões quentes e invernos com temperaturas negativas, temperaturas  médias abaixo dos 18ºC
•CLIMA: Subtropical
•VEGETAÇÃO: É formada basicamente por campos, gramíneas e leguminosas.Próximos aos cursos de água, desenvolve-se uma vegetação arbórea e arbustiva mais densa
•SOLOS: Arenosos, sobrepõem-se aos derrames balsáticos e apresentam baixa fertilidade.
•RELEVO: Planáltico
•PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PROBLEMAS AMBIENTAIS: A pecuária e a agricultura do trigo, arroz, milho e soja são as principais atividades econômicas, baseadas nos latifúndios agropastoris que usam intensamente os solos desse domínio.Essa forma de uso do solo tem como consequência e degradação do mesmo através do processo de arenização.